domingo, 7 de setembro de 2008

MEUS LIVROS, MEU TESOURO

Achei muito intressante esta reportagem da Revista Encontro sobre Bibliotecas Particulares, pois vivencio isso no meu trabalho junto as mesmas.


Reportagem BLIMA BRACHER


Bibliotecas particulares com acervos raros, e que chegam a mais de dez mil títulos, são mantidas em residências e guardadas a sete chaves.


Os amantes da leitura garantem: nada substitui o prazer do manuseio de um bom livro. Não é à toa que nas estantes de algumas residências eles se multiplicam, ganham armários generosos, ocupam ambientes inteiros da casa. Ter uma biblioteca particular é sinônimo de prazer, afirmam alguns donos de acervos que não abrem mão de desfrutar horas do dia na companhia de livros, livros e mais livros. Saber como garimpar bons exemplares e cuidar desse tesouro é um desafio. Antes de mais nada, de acordo com a bibliotecária Célia Fulgêncio, a pessoa deve escolher quais temas quer colecionar. “Se não houver critério, corre-se o risco de sair comprando qualquer coisa e acabar com uma livraria com jeito de biblioteca pública”, alerta. Outro item importante é a preocupação quanto à catalogação, classificação e preservação do acervo. Um profissional da área de informática pode auxiliar na escolha de programas de gerenciamento.

Nenhum comentário: